Tema - Preconceito







DEBATE – A violência e juventude. Como a juventude afro-descendente enfrenta a violência nos bairros do subúrbio e qual sua perspectiva sobre o presente e o futuro. Dia 19 de novembro – 15hs. No CEU - São Carlos.




Qual tipo de preconceito ocorre mais no Brasil?



Preconceito Racial
Preconceito pela Orientação Sexual
Preconceito contra classe Social
Preconceito contra Nacionalidade
Preconceito entre Religiões






Clique aqui para entrar no grupo jovensdebatem

Para Refletir



PRECONCEITOS SOCIAIS E MINORIAS SOCIAIS: GÊNERO E RAÇA

* Profa. Lia Zanotta Machado (Professora Titular de Antropologia da UnB)

Algumas definições do dicionário que nos permitem a reflexão:

Preconceito: opinião formada antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos, julgamento formado sem se levar em conta fatos que o contestem, suspeita, ódio irracional, aversão.

Conceito: representação dum objeto pelo pensamento, por meio de suas características gerais; pensamento, idéia, noção, opinião.

Minoria: inferioridade numérica; a parte menos numerosa duma corporação deliberativa e que sustenta idéias contrárias às do maior número.

Raça: conjunto de indivíduos cujos caracteres sométicos tais como a cor da pele, a conformação do crânio e do rosto, são semelhantes e se transmitem por hereditariedade; o conjunto dos indivíduos com origem étnica, linguística ou social comum.

Sexo: conformação particular que distingue o macho da fêmea, atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas características distintivas.

Gênero humano: a espécie humana; a humanidade

Gênero gramatical: propriedade que têm certas classes de palavras de se flexionar para indicar o sexo ou a ausência do sexo.

Homem: qualquer indivíduo pertencente à espécie animal que apresenta maior grau de complexidade evolutiva, o ser humano.

Homem público: indivíduo que se consagra à vida pública ou que a ela está ligado.

Mulher: pessoa do sexo feminino, após a puberdade; esposa

Mulher pública: meretriz.

[ ver mensagens anteriores ]